Mecânica by Roque Colman #62: checklist básico para o final de semana
Por: Roque Colman
Em 04/09/2013
Confira seis dicas básicas para que o seu treino, corrida ou trilha no final de semana seja livre de imprevistos

Olá amigos do Cross Clube Brasil

Eu sou Roque Colman e esse é mais um Blog de Mecânica!

Como já falamos muitas vezes sobre prevenção, hoje vamos mudar um pouco a linha e dar umas dicas do que você pode fazer durante o treinamento, corrida ou trilha do fim de semana.

Checar itens básicos é fundamental. Durante a prática do nosso esporte podemos sofrer intervenções de terceiros e estas ocasionar danos ao nosso equipamento, por isso é bom sempre dar uma “geral” na moto antes de andar novamente.

Você pode se utilizar de outras dicas já mencionadas aqui mesmo neste blog, para te auxiliar no passo a passo com a sua motocicleta.

Vamos lá:

 

Verificar a água da motocicleta

Depois de parar a moto, deixe esfriar por alguns instantes e tire a tampa do radiador. Se precisar, complete com água ou o fluído necessário (foto).

 

Óleo do motor

Com a moto na posição correta, “em pé” em 90 graus, sem estar inclinada para nenhum lado, verifique a posição do nível do óleo.

Algumas motos apresentam um visor indicando o máximo ou mínimo, e outras apresentam uma “vareta”, em um sistema parecido com o de um carro (foto).

 

Calibragem dos pneus

Certifique-se de que o pneu não está furado. Estamos sujeitos a pedras, tocos, etc, que podem ocasionar furos e outros transtornos. Se não estiver furado, utilize-se de um calibrador para fazer a medição (foto). Se está tudo ok, vamos para a próxima.

 

Corrente de transmissão

Observe a posição da corrente e caso seja necessário, estique-a, conforme a dica anterior “esticando a corrente” (foto).

 

Combustível

Pode parecer brincadeira, mas muitos pilotos esquecem de abastecer suas motocicletas e acabam “ficando na mão” no meio do percurso (foto).

 

Check up geral

Dê uma revisada geral na motocicleta, analisando se os freios estão em ordem, se os parafusos estão no lugar, se não há nada de estranho. Muitos defeitos das motocicletas são identificados a olho nu e como nem todos os pilotos dispõem de um mecânico pessoal para acompanhar em suas trilhas, corridas, ou treinos, essa tarefa deve ser feita pelo proprietário da moto (fotos).

 

 

Estas seis tarefas não levam mais que 10 minutos para serem realizadas e você pode aproveitar o seu período de descanso para fazer toda a análise e dar sequência á prática com segurança.

Até a próxima.

Forte abraço!

RC #62

 

Tags: Roque Colman
VEJA TAMBÉM:
Resultado: Classificatórias GP de Benelux
Em 07/09/2013
Antonio Cairoli vence na MX1. Sabe quem venceu na MX2? Jeffrey Herlings! Confira os resultados completos
KTM renova contrato com Stefan Everts até 2016
Em 15/06/2013
Anúncio foi feito neste sábado (15), pelo chefe da marca, Pit Beirer, durante conferência de imprensa em Maggiora
Inside Ken Roczen’s Life / #LIFEOF94 – EP:2
Em 05/11/2014
Confira o segundo episódio da série que leva você para dentro da rotina diária do alemão Ken Roczen
COMENTÁRIOS
Publicidade
211 Bikes MXGP Live
Copyright © 2013 CROSSCLUBE BRASIL. All rights reserved.