Blog Mecânica By Roque Colman #62: Preparação de motos off road – Parte 2
Por: Roque Colman
Em 17/06/2015
Na 2ª parte do blog sobre preparação, Roque fala sobre suspensões, freios e redução do peso da motocicleta

Olá amigos!!!

Muitas aceleradas??

Hoje vamos para a parte 2 do nosso blog preparação!

Anteriormente falamos de escapamentos, cabeçotes, condutores de ar e melhorias no setor elétrico da motocicleta.

Hoje falaremos um pouco mais sobre as suspensões. Entre 90% ou mais dos praticantes de motocross, enduro e etc, seja profissional ou amador, a opinião é unânime. Mais importante que um motor forte é ter uma boa suspensão. Podemos usar como gancho o slogan de uma marca famosa: "potência não é nada sem controle".

Todos nós, ou a maioria, sabemos que as motos vêm com um "set-up" padrão, claro. A fábrica não pode fazer um modelo de máquina para cada peso/altura/estilo de piloto. Chegando a esse ponto, podemos afirmar que todo e qualquer piloto deve fazer os ajustes necessários para sua segurança. Seja o mais básico, como regular os "clicks" da suspensão, até um estágio mais avançado, com trocas de molas, revalvulação de genética (arruelas) e etc.

 

O mercado hoje em dia, diferentemente de alguns (não muitos) anos atrás, oferece inúmeras opções. Temos acesso a suspensões completas, kits Factory Showa, Kayaba e WP. E também algumas marcas bem conhecidas, como Pro Circuit/Factory Connection, Ohlins, Pense, Race Tech e MX-Tech.

 

A tecnologia aplicada na fabricação das motocicletas também é aplicada na evolução da mesma. Hoje em dia é possível montar um "set-up" específico para cada piloto, levando em consideração suas características físicas e de pilotagem.

Não é um serviço "obrigatório", mas quem faz recomenda e nunca mais deixa de "acertar" a motocicleta. Se você nunca mexeu na sua, faça um teste, os resultados vão além do capital investido, com certeza.

Outra parte bem explorada, são os freios. Hoje em dia temos a disposição inúmeras marcas de discos, mangueiras, pinças, manetes, e bombas. Um disco maior ou uma mangueira de aço (aerokip) proporcionam mais segurança na frenagem, além do ganho de tempo, já que com um bom material você pode retardar sua freada por vários metros.

 

Outra parte importante e também significativa é a redução de peso das motocicletas. O cenário oferece kits de parafuso de material mais leve e resistente. Dependendo do kit adquirido você tem uma diminuição de até 2kg no peso da motocicleta.

 

Sem contar as proteções em carbono, substituindo as de plástico ou ferro, pedaleiras e pedais de material mais leve, manetes, entre outros.

 

Com toda essa preparação, ao final, ganha-se um resultado muito satisfatório, porém deve-se ir em uma escala de "prioridades". Avalie seu equipamento, pesquise, informe-se com um responsável capacitado e tire suas dúvidas. O esporte a motor é muitas vezes, vencido em milésimos e assim como você pode vencer uma competição, você também pode perdê-la nos detalhes.

Fique atento! Espero que tenham gostado de mais essa dica e até a próxima.

Abraço

#RC62

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