Brasil receberá pela primeira vez uma etapa do Campeonato Mundial de SuperEnduro
Por: Yes Sports
Em 29/11/2013
Elite da modalidade mais radical do enduro desembarcará em Janeiro no ginásio do Mineirinho em Belo Horizonte

O Brasil vai receber em 2014 uma etapa do Mundial de SuperEnduro, que será realizada em Belo Horizonte, no dia 18 de Janeiro. A etapa brasileira será a quarta da temporada, que começou no dia 17 de Novembro, em Liverpool, no Reino Unido. A etapa de abertura foi vencida pelo polonês Taddy Blazusiak, que ganhou as três baterias finais.

Antes de vir ao Brasil, à maior competição de enduro indoor do mundo ainda passa pela Polônia. Depois, o circuito mundial vai ao México e termina a temporada na França.

O SuperEnduro geralmente é montado em arenas cobertas. Ele consiste em um circuito fechado, contra o relógio e com obstáculos criados para simular as mesmas dificuldades encontradas na prática do enduro outdoor.

No Brasil é cada vez maior o número de praticantes desta modalidade. A grande quantidade de pilotos brasileiros interessados em competir fez com que os organizadores solicitassem à Federação Internacional de Motociclismo (FIM) a inserção de uma série especial de baterias classificatórias, exclusiva para os pilotos nacionais.

“Realmente ficamos surpresos com a quantidade de pilotos interessados em participar. Solicitamos aos promotores internacionais e de fato vamos dar oportunidades aos atletas nacionais”, disse Sebastião Lago Junior, um dos organizadores do evento e diretor da Quanta Sports.

Outra grata surpresa para os organizadores foi à venda antecipada de ingressos. Antes mesmo das campanhas publicitárias começarem a circular, já foi vendido um terço das entradas, que agora se encontram no segundo lote.

Os ingressos custam de R$ 80,00 para arquibancada anel superior, até R$ 450,00 o Camarote Premium e podem ser adquiridas exclusivamente através do site www.mundialsuperenduro.com.br

História

A modalidade Enduro é bastante difundida em Minas Gerais. No final dos anos 70 e início da década de 80, os mineiros criaram o Enduro de Regularidade, que logo se espalhou por todo o Brasil. No mundo, a modalidade mais difundida sempre foi o Enduro de Velocidade, mais conhecido como Enduro FIM.

A categoria SuperEnduro ou Enduro Extreme é nova. O primeiro campeão foi o Inglês David Knight, que teve o título reconhecido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) em 2008. Foi criada atendendo a demanda dos praticantes que no forte inverno europeu sentiam a necessidade de praticar o esporte em locais fechados.

A última vez que o Mineirinho recebeu um grande evento internacional similar foi há 16 anos, quando sediou uma etapa do Campeonato Mundial de Supercross Indoor.

A etapa brasileira do Mundial de SuperEnduro tem o patrocínio do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte. Supervisão da FIM, CBM e FMEMG. Promoção Y.Sports e BEMC - Brasil Esporte Motor Clube. Realização da ABC Communications. Organização no Brasil da Quanta Sports.