Cuidados com a sua moto Off-Road
Por: Marcos Sosnoski
Em 11/12/2015
Confira os principais cuidados que você precisa ter com a sua moto para não “ficar na mão” ou quebrar alguma peça

Em primeiro lugar agradeço ao Cross Clube Brasil por mais uma oportunidade de escrever a vocês e poder passar algumas dicas de mecânica. O assunto desta vez será os cuidados com a sua moto de uso Off-Road. Vou abordar os principais cuidados que vocês precisam ter para não ficar na mão com ela e não correr risco de, por descuido, quebrar alguma peça da moto.

 

Check up na motocicleta antes de andar

Sempre antes de ir andar é recomendado que você faça uma verificação em alguns itens:

Nível do óleo do motor/caixa

Filtro do óleo

Corrente de transmissão

Raios

Água do radiador

Pastilhas de freio

Calibragem dos pneus

 

Dicas minhas para você sempre estar em dia com sua motocicleta

Óleo do motor/caixa: usar sempre a viscosidade, a quantidade e a especificação recomendada pelo fabricante. Manter sempre o óleo no nível máximo e trocar ele sempre que atingir as horas de uso recomendadas para troca (para as motocicletas que possuem filtro de óleo, é recomendado substituir o mesmo em todas as trocas).

 

 

 

Filtro de ar: manter o filtro sempre limpo e lubrificado com óleo especial para filtro de ar (não utilize a motocicleta com filtro de ar muito sujo, molhado, sem lubrificação ou até mesmo sem filtro de ar). O filtro de ar é uma parte muito importante da motocicleta, pois por ele pode passar poeira ou água e isso causa danos significativos ao motor da motocicleta.

 

 

 

Raios: verificar constantemente se os raios estão todos apertados e se as rodas estão alinhadas (raios frouxos podem causar uma tremenda dor de cabeça para o piloto, tais como desgaste no aro da moto e até um possível tombo indesejado).

 

Freios: cuidar sempre do desgaste das pastilhas e dos discos de freio. Manter sempre o nível do fluido no máximo, (nunca utilize pastilhas e até mesmo discos de freio de má qualidade, pois se precisar parar, é deles que você vai precisar).

 

Transmissão: verificar a tensão e o desgaste da corrente toda vez que for andar. Pinhão e coroa também merecem sempre uma atenção quanto ao desgaste e nunca deixe de conferir o aperto dos parafusos da coroa, pois eles soltam com facilidade, (na substituição procure sempre trocar os três componentes da transmissão e utilizar sempre a numeração de coroa e pinhão original da motocicleta e peças de alta qualidade, pois as peças de transmissão de baixa qualidade deixam você na mão com muita facilidade).

 

Rolamentos: links, balança, rodas e caixa de direção possuem rolamentos e frequentemente necessitam ser substituídos. Sempre verificar se existe alguma folga em algum deles e no caso de substituir, opte sempre que possível pelo original.

 

Fluido do radiador: utilize sempre fluido especial para radiadores de motocicletas e mantenha sempre os radiadores cheios de fluido (nunca utilize água misturada no fluido, somente em caso de emergência e em seguida substitua por produto puro e novo).

 

Lavagem da motocicleta: procure sempre lavar ela com produtos que não agridem pintura, alumínios, zincagem de parafusos e borrachas. Produtos à base de soda e solventes fortes podem danificar todos esses itens e comprometer o aspecto visual da sua magrela (evite o uso de desengraxantes, gasolina, diesel e sabão a base de soda, procure usar produtos neutros como “orquimol” para tirar lama, querosene e remover óleos e graxas da motocicleta).

 

Combustível: procure sempre abastecer em um posto de confiança e se possível sempre no mesmo, pois na maioria dos casos de falha em funcionamento de motocicletas o causador é o combustível (opte sempre por combustível aditivado ou Premium/podium).

 

Pneus: mantenha sempre os pneus calibrados. Utilize eles na medida original da motocicleta, de marca confiável e com a dureza de borracha correta para o terreno que você vai andar (pneus com pouca pressão de ar podem furar com facilidade, podem se deteriorar precocemente e tirar desempenho na sua pilotagem. Já o pneu com muita pressão de ar vai com certeza comprometer totalmente sua pilotagem e o funcionamento das suspensões da motocicleta. Pneu bem calibrado é essencial para que você ande bem com a sua motocicleta”).

 

Substituição de peças: em caso de substituir peças da motocicleta, de sempre preferência para as peças originais, independente de marca ou modelo de moto. Em muitos casos isso não é possível, então tente buscar sempre o melhor para a sua “magrela”. Procure por peças com tradição de durabilidade e que tenham garantia de qualidade e de troca (tome muito cuidado com peças de preço muito baixo, de marca desconhecida e sem procedência. Opte sempre pelo melhor, pois elas nos proporcionam algo de muito bom e com certeza elas merecem o melhor também).

 

Cabos: cabos de acelerador e embreagem possuem vida útil. No caso de ficarem duros ou pesados de manusear, o recomendado é sempre trocar (lubrificar as vezes funciona, mas os cabos já possuem uma lubrificação para a vida útil deles).

 

Hoje em dia, com a carga de impostos e a alta do dólar, praticamente tudo está custando muito caro para todos nós, então uma maneira muito pratica de amenizar os custos e de não ter gastos indesejados é a “manutenção preventiva”, que funciona muito bem em todos os casos, principalmente nas peças de maior valor. Desmontar algumas peças para verificar, limpar e lubrificar vale muito a pena, sem falar em ter os devidos cuidados com elas.

 

Sempre lembrando que em caso de troca de peças ou em qualquer reparo na sua motocicleta, utilize sempre o serviço de um profissional do ramo que esteja capacitado a resolver seu problema. Nunca faça um reparo sem ter certeza de que esteja fazendo a coisa certa, pois a motocicleta com algum defeito leva você ao chão com muita facilidade.

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