Campeonato Gaúcho de Motocross 2013 entra na reta final em Fagundes Varela
Por: André Charão/Imprensa FGM
Em 12/11/2013
Cidade serrana recebe neste fim de semana, pela primeira vez, o melhor campeonato estadual de motocross do Brasil

O Campeonato Gaúcho de Motocross 2013 desembarca neste final de semana, dias 16 e 17 de novembro, na cidade serrana de Fagundes Varela. Está será a primeira vez que a cidade recebe uma etapa do melhor campeonato estadual de motocross do país.

Situada na serra gaúcha, distante 190 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre, a jovem cidade de Fagundes Varela, nome recebido em homenagem ao poeta Luiz Nicolau Fagundes Varela no ano de 1938, foi distrito de Veranópolis. Sua emancipação foi oficializada no dia  8 de dezembro de 1987. A população com cerca de 2.700 habitantes tem no setor agropecuário, em pequenas propriedades rurais e no promissor setor industrial a base da economia do município.

A equipe do Moto Clube Fim da Picada, coordenada pelo vice-presidente Eduardo Tressino, vem trabalhando intensamente nos últimos dias para que os pilotos e público tenham todo o suporte para transformar a etapa, que marca o ingresso de Fagundes Varela na rota do motocross gaúcho, como a melhor etapa da temporada.

Como não poderia ser diferente, a grande atração serão os pilotos, que chegarão à cidade vindos dos quatro cantos do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e do Uruguai.

O feriado da Proclamação da República na sexta-feira, dia 15 de novembro, promete fazer com que a presença de público e pilotos no final de semana em Fagundes Varela supere as expectativas dos organizadores do evento. A FGM acredita que mais de duzentos pilotos estarão presentes na sétima etapa da competição.

 

“Teremos uma grande presença de pilotos, temos mais duas etapas pela frente e o campeonato ainda está em aberto. Além disso, teremos a presença dos pilotos gaúchos Fabiano dos Santos, Gabriel Andrigo, Cristhian Eckhardt e Enzo Lopes, que conquistaram neste último final de semana em Goiás os títulos de campeão brasileiro de motocross. Será uma etapa muito especial, pois estaremos levando o nosso campeonato a mais uma cidade do nosso estado. Tenho certeza que Fagundes Varela chega para ficar no calendário do campeonato”, comentou Paulo Della Flora, presidente da FGM.

A pista teve uma atenção especial na última semana. Trabalhadores e máquinas fizeram os últimos ajustes necessários para que os pilotos possam acelerar e levantar o público em pegas e manobras eletrizantes. Com 1.630 metros e obstáculos muito técnicos, a pista promete levar mais emoção as disputas pelos preciosos pontos na penúltima etapa do campeonato.

 

O campeonato

O campeonato chega a Fagundes Varela eletrizante. As quinze categorias em jogo estão com acirradas disputas pela liderança. As duas últimas etapas da competição serão de tirar o fôlego.

Na categoria 50cc A, Cristhian Eckhardt, campeão brasileiro da categoria, ocupa a segunda colocação. Garmichel Giehl é o líde, quatro pontos à frente. Rafael Becker é o terceiro colocado, seis pontos atrás do líder, enquanto Marlon Lazaretti corre por fora na quarta colocação. O bi-campeão Brasileiro de Motocross Gabriel Andrigo é o líder do campeonato na categoria 50cc B, posição que ocupa desde o começo da competição. A vantagem de Gabriel para o segundo colocado, Santiago Leiria, é de treze pontos. Henrique Henicka ocupa a terceira colocação e Pablo dos Santos a quarta.

Felipe Migliorini lidera a categoria 65cc com dezoito pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Bruno Schimitz. Felippe Menuzzi na terceira colocação e Gabriel Andrigo na quarta correm um pouco mais atrás, porém, com chances reais de conquista do título.

Gabriel Della Flora é o líder do campeonato na categoria Junior. A vantagem sobre o segundo colocado, Leonadro Limberger, é de 25 pontos. Felipe Chagas Moraes é o terceiro colocado e Thiago Brenner o quarto.

Com cinquenta pontos a serem disputados, a briga na categoria Estreantes importadas fica apenas entre dois pilotos, Willian Saccon, líder da categoria, e Sérgio Marques Moraes, vice-líder. Os dois vêm protagonizando belas disputas, o que deve acontecer nas próximas duas etapas. Saccon lidera com 42 pontos de vantagem.

A cidade de Venâncio Aires está dominando a disputa da categoria Naciomal 230cc. Isso porque, dos quatro pilotos que estão na briga pelo campeonato, três são de Venâncio Aires. Ismael da Cruz, o líder, leva vantagem de dezoito pontos sobre o “estranho no ninho”, Vanderlei da Silva, segundo colocado. Ezequiel da Silva é o terceiro colocado e Fabiano dos Santos, que não participou de duas etapas e tem quatro vitórias nas quatro provas que disputou no campeonato, corre por fora na quarta colocação.

Com aproveitamento de 100%, Maiara Basso lidera a categoria MXF A. Janaina Todeschini em segundo e Mayrêe Ribeiro na terceira colocação estão na briga a espera de qualquer descuido da líder do campeonato. Na MXF B, Joelma Peruchi entra na etapa com o título de campeã assegurado.

Em uma sensacional temporada, Gabriel Carbonera e Marcelo Galiotto vem protagonizando ótimos pegas no campeonato. Carbonera lidera a categoria com quatorze pontos de vantagem sobre Galiotto, vice-líder. A etapa de Fagundes Varela tem tudo para ser decisiva para ambos os pilotos.

A categoria Intermediária MX1 chega a Fagundes Varela com um novo líder, Roberto Calliari Bergmann, que assumiu a ponta da tabela com seis pontos de vantagem para Douglas Finatto, vice-líder. João Pedro Viecelli e Jonatas Migliorini, praticamente colados na tabela, estão um pouco mais atrás também, mas com chances no campeonato.

A categoria MX4 também chega para a disputa da sétima etapa com novo líder, Carlos Kettermann, que assumiu a liderança com quatro pontos de vantagem sobre Marcelo Agostini, segundo colocado. Agostini sofreu uma queda na etapa de Panambi e acabou não pontuando. O novo panorama deixou as disputas das duas próximas etapas ainda mais eletrizantes. Eduardo Timm Bergmann e Walter Tardim na terceira e quarta colocação respectivamente, também estão na briga.

A briga também é quente na disputa da MX3. Eder Antoniazzi lidera a categoria com a boa vantagem de vinte e três pontos para o vice-líder, Marcelo Agostini. Leandro Schwindt, terceiro colocado, e Walter Tardim em quarto, estão mantendo as chances na competição.

Com duas vitórias em duas etapas disputadas, Gabriel Carbonera lidera a categoria que foi implantada na metade do campeonato. Henrique Araújo é o segundo colocado. João Vitor Veigas em terceiro, Nicolas de Oliveira em quarto e Matheus Scheith na quinta colocação, também possuem as chances no campeonato.

Mesmo ficando de fora de uma etapa por conta de lesão, Douglas Parise e Leonardo Lizott mantiveram as duas primeiras colocações no campeonato. No entanto, a vantagem para os demais concorrentes ao título diminuiu bastante. Gabriel Carbonera, depois de uma grande vitória na etapa de Panambi, avançou para a terceira colocação, 13 pontos atrás do líder. Lucas e Mateus Basso, na quarta e quinta colocação, juntamente com Leonardo Dambrós em sexto, mantém as chances no campeonato.

Com novo líder, Mateus Basso, à MX Pró têm em disputa cem pontos em duas etapas. Com isso, tudo pode acontecer. No entanto, a briga está mais acirrada entre o líder Mateus, que tem a pequena vantagem de oito pontos para o vice-líder, Douglas Parise. Lucas Basso é o terceiro colocado, Leonardo Dambrós o quarto e Leonardo Sebben o quinto. Douglas Parise leva a vantagem de correr em casa, ou seja, é uma grande oportunidade de recuperar a liderança do campeonato.

 

Rifa Beneficente para Mariana Koenig

Estará sendo vendida na secretaria de prova uma rifa no valor de R$ 10,00 em benefício da piloto Mariana Koenig, que sofreu um acidente na etapa do Gaúcho de Motocross na cidade de Segredo. Todo o valor arrecadado será utilizado para ajudar nos custos do tratamento de recuperação de Mariana. A rifa também estará sendo comercializada na loja móvel da Sobrerodas Racing.

 

Serviços da sexta etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross 2013

Cidade: Fagundes Varela

Estado: Rio Grande do Sul

Região: Serrana

Treinos: Sábado – 16 de novembro

Corridas: Domingo – 17 de novembro

Local: Pista do Moto Clube Fim da Picada

Valor do Ingresso: R$ 10,00 (à venda no sábado na entrada do parque)

Pronto Atendimento Médico: Hospital de Fagundes Varela - (54) 3445-1156

Bebidas: Proibido acesso com bebidas

Promoção: Moto Clube Fim da Picada

Apoio: Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Fagundes Varela - Fundergs

Realização: Federação Gaúcha de Motociclismo – FGM

Supervisão: Federação Gaúcha de Motociclismo – FGM

Cenografia: FGM

Narração: Márcio Frozza

 

Rede Hoteleira

Vila Flores – distante 21 Km

Pousada dos Capuchinhos (54) 3447-1185

Pousada Pratos e Espetos (54) 3447-1579

 

Veranópolis – distante 19 Km

Hotel Princesa dos Vales (54) 3441-1499

Verona Parque Hotel (54) 3441-1566

 

Nova Prata – distante 22 Km

Hotel Coroados (54) 3242 – 1492

Hotel Villaggio (54) 3242-2088

Hotel Condall (54) 3242-1637

VEJA TAMBÉM:
Resultado: Classificatórias Motocross das Nações 2015 - Ernée (França)
Em 26/09/2015
Franceses dominaram as classificatórias e começaram com o pé direito a busca pelo tricampeonato em casa
Galeria: AMA Motocross em Spring Creek
Em 19/07/2015
Confira uma galeria com 31 fotos das corridas da 8ª etapa do campeonato, disputada neste sábado em Spring Creek
Pilotos Borilli vencem provas regionais de velocross no fim de semana
Em 25/11/2014
Gabriel Carbonera disputou final do Desafio Altos da Serra. Henrique Araújo participou da Copa Cidades
COMENTÁRIOS
Publicidade
211 Bikes MXGP Live
Copyright © 2013 CROSSCLUBE BRASIL. All rights reserved.