O melhor campeonato estadual de motocross do país está de volta para agitar o Rio Grande do Sul neste final de semana, 10 e 11 de agosto. Desta vez os motores voltam a roncar em Venâncio Aires, cidade que recebe a competição a mais de 25 anos consecutivos.
Além de ser uma das mais tradicionais etapas do campeonato, Venâncio Aires marcará o fechamento da primeira metade da competição. Até agora as cidades de Maratá na região metropolitana, Segredo na região central, Três de Maio no noroeste e Torres no litoral norte sentiram as emoções das disputas das quinze categorias válidas na temporada.
Além dos melhores pilotos do Rio Grande do Sul, a etapa contará com grande presença de pilotos de Santa Catarina e Paraná, que disputam o campeonato regularmente.
As expectativas são grandes em relação à participação dos pilotos das equipe Geração/Yamaha e também alguns pilotos da equipe Honda. A exemplo da etapa de Torres, são boas as possibilidades de vermos pilotos das grandes equipes participando novamente do campeonato.
A pista do Parque Municipal do Chimarrão vem recebendo nos últimos dias a manutenção necessária e também a montagem da estrutura (camarotes) que darão um toque mais especial ao evento.
A novidade para a quinta etapa fica pela disputa da primeira prova da nova categoria que fará parte da temporada, a MX2 Júnior, que será disputada por pilotos com idade até 17 anos.
“É sempre um prazer muito grande chegar a Venâncio Aires, afinal de contas, lá se vão mais de vinte e cinco anos recebendo o Gaúcho de Motocross de braços abertos. Para retribuir todo esse apoio teremos uma etapa extraordinária, onde além de termos os melhores pilotos do Rio Grande do Sul teremos a presença de grande nomes do motocross nacional para a disputa da quinta etapa do campeonato”, declarou Paulo Della Flora, presidente da FGM.
O campeonato ganhou um novo panorama com afastamento de Douglas Parise, líder isolado das categorias MX Pró e MX2. Duda sofreu uma queda que resultou em uma lesão na bacia na disputa da terceira etapa do Brasileiro de Motocross na cidade de Sorriso (MT) e infelizmente teve que dizer adeus a temporada 2013.
Campeonato
Com Duda fora da disputa e a realização de duas baterias por etapa, abre-se uma nova perspectiva para os pilotos que ocupam as dez primeiras colocações da categoria MX Pró. Na categoria MX2 a situação é parecida, no entanto, os seis primeiros colocados na classificação são os que possuem mais chances na briga pelo campeonato. Mas como estamos falando do melhor campeonato estadual de motocross do Brasil, pode-se dizer que tudo é possível.
Nas categorias MX3 e MX4, a experiência dos pilotos tem falado mais alto. Nenhum dos líderes, Eder Antoniazzi na MX3 e Marcelo Agostini na MX4, conseguiu abrir uma vantagem confortável sobre os concorrentes. As duas categorias reservam grandes emoções para as próximas etapas.
Entre as categorias Intermediárias, MX1 e MX2, a diferença do líder para o segundo colocado é apertada. Douglas Finato (Interm. MX1) além de levar doze pontos de vantagem para o segundo colocado, Roberto Bergmann, mantém 100% de aproveitamento na categoria. Na Interm. MX2, Gabriel Carbonera perdeu os 100% de aproveitamento na última prova disputada em Torres, no entanto, se manteve na liderança com oito pontos de vantagem sobre o vice-líder, Marcelio Galiotto, vencedor da etapa de Torres.
Maiara Basso e Joelma Peruchi encaram a etapa de Venâncio Aires com 100% de aproveitamento nas categorias MXF A e B, respectivamente. Mesmo enfrentando problemas físicos por conta de algumas quedas Maiara segue firme e forte na liderança da A com doze pontos a mais que Janaina Todeschini. Joelma tem a vida um pouco mais fácil na MXF B, com 36 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Mariana Daltoé.
Na categoria Nacional 230cc 4 Tempos Ismael da Cruz leva uma boa vantagem na liderança. São treze pontos a frente do segundo colocado, Vanderlei da Silva. Com duas vitórias em duas etapas disputadas, Fabiano Nestor corre por fora em busca do título.
A categoria Júnior é outra que tem uma disputa muito acirrada. Mesmo tendo que enfrentar algumas lesões durante as quatro primeiras etapas, Gabriel Della Flora, líder do campeonato, está quatro pontos a frente do vice-líder, Tiago Brenner. No entanto, a briga pelo campeonato está aberta até o sexto colocado, Enzo Lopes, que soma duas vitórias em duas etapas disputadas.
Willia Saccon está com a vida mansa na categoria Estreantes Importadas, afinal de contas, são trinta e sete pontos a frente do segundo colocado, Sérgio Marque Moraes. Nesta categoria a disputa acirrada até o momento é pela vice-liderança. A categoria poderá sair de Venâncio Aires com um novo vice-líder.
A categoria mais acirrada até o momento é a 65cc. Após vencer a etapa na cidade de Torres, Felippe Menuzzi assumiu a liderança da categoria com apenas um ponto de vantagem para o segundo colocado, Felipe Migliorini. Além dos dois, Pedro Moraes e Bruno Schimitz chegam à quinta etapa com a intenção de mudar radicalmente a ordem da classificação do campeonato.
Na categoria 50cc A e B as situações são bem diferentes. Gabriel Andrigo lidera com folga a 50cc A, quatorze pontos na frente do segundo colocado, além do retrospecto de quatro vitórias em quatro etapas. Na 50cc B a briga esta acirrada. Garmichel Giehl lidera com três pontos de vantagem sobre Rafael Becker, segundo colocado. Cristhian Eckhardt vem na sequência quatro pontos atrás do líder.
“Estamos apenas na metade do campeonato, é um dos campeonatos mais parelhos dos últimos tempos, tenho certeza que os pilotos proporcionarão um belo espetáculos nas próximas etapas. Eles estão dando um show na briga pelas vitórias, a qualidade dos pilotos e das disputas é o diferencial do nosso campeonato”, finalizou Della Flora.
Serviços da quinta etapa do Rinaldi Gaúcho de Motocross 2013
Cidade : Venâncio Aires
Estado : Rio Grande do Sul
Região : Vales do Rio Pardo e Taquari
Treinos : Sábado – 10 de Agosto
Corridas : Domingo – 11 de Agosto
Local : Pista do Parque Municipal do Chimarrão
Ponto de venda de ingressos : Entrada do Parque
Clique aqui para conferir o regulamento do Rinaldi Gaúcho de MX 2013
Clique aqui para conferir os horários dos treinos e das provas
Pronto Atendimento Médico : Hospital São Sebastião Mártir (0xx)51 3741-6716
Bebidas : Proibido acesso com bebidas
Promoção : Moto Clube Venâncio Aires e Fenachim
Realização : Federação Gaúcha de Motociclismo – FGM
Supervisão : Federação Gaúcha de Motociclismo – FGM
Cenografia : Danny Oliveira
Narração : Márcio Frozza
Rede Hoteleira em Venâncio Aires
Hotel Guest – (051) 3741-1375
Hotel Schimidt – (051) 3741-1134
Hotel Solar – (051) 3741-1523
Pousada Tropical – (51) 3741-5531
Rede Hoteleira em Santa Cruz do Sul – (30 Km de Venâncio Aires)
Hotel Soder – (51) 2107-1800
Hotel Antonio’s – (51) 3713-1909
American Hotel - (51) 3711-1345
Hotel Charrua – (51) 3715-6503
Tobaccos Palace Hotel – (51) 3715-6633
Hotel Cithos – (51) 3713-1044
Rede Hoteleira em Lajeado – (30 Km de Venâncio Aires)
Hotel Weiand – (51) 3714-8500
Hotel Imperatriz – (51) 3748-7272
Hotel Dahlen – (51) 3714-1225
Hotel Recanto – (51) 3714-4881