Guia: AMA Supercross em Anaheim 3
Por: Renato Dalzochio Jr
Em 30/01/2015
Confira nosso guia completo com tudo que você precisa saber sobre a quinta etapa da temporada 2015

Neste sábado (31) o AMA Supercross desembarca novamente em Anaheim, na Califórnia, para a terceira e última corrida da temporada 2015 a ser disputada no Angel Stadium. Também será a quinta etapa do campeonato para as categorias 450 e 250 costa Oeste. Confira a seguir o nosso guia com tudo que você precisa saber sobre a quinta etapa do campeonato.

 

Pista

Ao lado de Daytona, Anaheim é um dos eventos mais tradicionais do AMA Supercross. Não por acaso, a cidade é a única que recebe três etapas do campeonato, todas no Angel Stadium (Daytona possui o prestígio de ser realizada na semana do Bike Week, maior encontro de motos do mundo, além de ser a única não disputada em um estádio, e sim num autódromo, o Daytona International Speedway). Levando em conta a tradição da prova, a exemplo do que aconteceu na primeira e na terceira etapa, é claro que os organizadores capricharam na qualidade e no nível técnico da pista. Confira abaixo uma volta virtual pelo traçado do circuito.

 

 

Transmissão ao vivo

Mais uma vez o Cross Clube Brasil vai transmitir ao vivo as emoções do AMA Supercross. Pelo Horário Brasileiro de Verão, os treinos classificatórios da quinta etapa começam as 18h50 deste sábado, e as corridas a partir da 1h da madrugada de domingo, dia 01 de Fevereiro. Se você também é fã do campeonato, clique aqui para assistir.

 

Campeonato “pegando fogo”

Estamos chegando apenas na quinta de dezessete etapas, mas a briga pela liderança está acirrada nas duas categorias em disputa até o momento. A emoção do campeonato também está no seu lado imprevisível, e isso ficou evidente em Oakland, no sábado passado. Pelo menos na categoria 450, onde o alemão Ken Roczen vinha confirmando seu favoritismo, com duas vitórias e um segundo lugar em três etapas.

Em Oakland, Roczen caiu logo na primeira volta, e com dores no pulso, foi apenas o décimo sexto colocado. A vitória ficou com Trey Canard. Ryan Dungey, piloto da equipe oficial Red Bull KTM, ainda não venceu nenhuma etapa, mas graças a sua consistência nos resultados (quase sempre no pódio ou no top 5, evitando tombos e passando longe de confusões) e ao infortúnio de Roczen, foi premiado com a liderança isolada do campeonato. Ele está cinco pontos na frente do alemão. Outro detalhe que destaca o nível da disputa, é que a categoria teve até agora três vencedores diferentes em quatro etapas (Roczen, Eli Tomac e Canard).

Ryan Dungey saiu de Oakland líder da categoria 450

 

A etapa de Oakland também marcou o primeiro confronto entre Trey Canard e Chad Reed após o polêmico incidente ocorrido em Anaheim 2. Curiosamente os dois subiram no pódio. Canard venceu após ultrapassar o australiano, que ficou com a terceira posição. Será que os resultados motivaram os dois a repetir o bom desempenho em Anaheim 3?

Trey Canard e Chad Reed em Oakland

 

Na categoria 250 costa Oeste, Cooper Webb é o homem a ser batido. Com exceção da primeira etapa, onde foi o sétimo colocado, Webb venceu a segunda etapa em Phoenix e a terceira em Anaheim 2, além de ter sido o segundo colocado em Oakland, após se recuperar de uma largada horrível. Na terceira e na quarta etapa, os resultados citados vieram na última volta, com ultrapassagens agressivas, porém, espetaculares.

Cooper Webb

 

Confira nos vídeos abaixo os melhores momentos das categorias 250 costa Oeste e 450 em Oakland, e relembre como foi a quarta etapa do campeonato, além de um vídeo da divertida equipe Dirt Shark, aprontando nos bastidores da prova dentro e fora da pista.

 

Melhores Momentos 250 costa Oeste

 

Melhores Momentos 450

 

Dirt Shark em Oakland

 

Curiosidades: categoria 450

- A primeira corrida em Anaheim foi realizada no dia 04 de Dezembro de 1976. Marty Smith venceu pilotando uma Honda.

- Esta será a corrida de número 66 da categoria 450 em Anaheim, um recorde na história do campeonato.

- De 2001 a 2010 e em 2013 e 2014 Anaheim recebeu três etapas do AMA Supercross. Em 2011 e 2012 foram apenas duas. Em 2015 será a décima terceira vez que o Angel Stadium recebe três corridas.

- Anaheim já sediou etapas do AMA Supercross em praticamente todas as temporadas. As exceções foram: 1974, 1975, 1980, 1988, 1997 e 1998.

- Nas cinco corridas que disputou na categoria 450 em Anaheim, Ken Roczen nunca terminou fora do pódio. Neste sábado ele pode conquistar sua terceira vitória no Angel Stadium apenas na sua segunda temporada na categoria principal.

- Em 2005, Kevin Windham deu a Honda sua última vitória na categoria 450, após um jejum de 26 corridas.

- Em 2013, Ryan Dungey deu a KTM sua primeira vitória na categoria 450 em Anaheim 3. Também foi a primeira vez que a KTM venceu as duas categorias, já que Roczen, naquela ocasião, venceu a 250.

- Ao lado de Jeremy Mcgrath e James Stewart, Chad Reed é o piloto que mais venceu em Anaheim, 8 vezes. Neste sábado, possui a última chance em 2015 de fazer história no Angel Stadium.

- A Suzuki nunca venceu três etapas em Anaheim. Isso pode mudar neste sábado, caso Ken Roczen repita a vitória conquistada em Anaheim 1 e Anaheim 2. Além disso estará se juntando a Reed e Stewart, que são os únicos que já venceram três corridas em Anaheim numa única temporada (Stewart em 2007 e Reed em 2008).

 - Se Canard voltar a vencer, será a primeira vez desde 2008 que a Honda venceu duas etapas consecutivas. Na temporada citada, sete anos atrás, Kevin Windham venceu St. Louis e Seattle consecutivamente.

 

Categoria 450: vitórias por marca em Anaheim

Yamaha: 20 (última em 2011)

Honda: 19 (última em 2005)

Kawasaki: 14 (última em 2014)

Suzuki: 10 (última em 2015)

KTM: 2 (última em 2014)

 

Curiosidades: categoria 250

- A primeira corrida foi realizada no dia 02 de Fevereiro de 1985. Mike Healy venceu pilotando uma Suzuki.

- Esta será a corrida de número 58 da categoria 250 em Anaheim, um recorde para a categoria, a exemplo do que acontece também na 450.

 

Categoria 250: vitórias por marca em Anaheim

Kawasaki: 25 (última em 2014)

Honda: 11 (última em 2014)

Suzuki: 8 (última em 2009)

Yamaha: 7 (última em 2015)

KTM: 6 (última em 2015)

 

Pilotos lesionados

Confira a seguir quais são os pilotos que você não vai ver na pista em Anaheim 3 neste sábado por motivos de lesão, além dos que podem estar retornando de lesão.

 

CATEGORIA 450

Mike Alessi – Joelho

Machucou o joelho em Anaheim 2, passou por um pequeno procedimento cirúrgico na semana passada, mas retomou os treinos com moto menos de uma semana depois. Vai saber somente neste sábado se terá ou não condições de correr.

 

Justin Brayton – Joelho e vértebras

Após um acidente sofrido em sua corrida classificatória em Anaheim 2, a equipe BTO Sports.com KTM anunciou que Justin Brayton sofreu um entorse de grau três no tornozelo, além de ter fraturado a quinta, a sexta e a sétima vértebra nas costas. Ele está fora do campeonato, não existe previsão sobre o seu retorno e a equipe anunciou que não chamará nenhum outro piloto para substituí-lo.

Justin Brayton

 

Will Hahn – Braço e coluna

O piloto da equipe oficial Monster Energy Kawasaki sofreu um tombo durante o primeiro treino classificatório na abertura em Anaheim. Hahn teve costelas quebradas, um braço quebrado, uma clavícula quebrada e múltiplas vértebras quebradas. Ele passou por uma cirurgia no braço e a equipe espera poder contar com ele no AMA Motocross.

 

Jake Moss – Perna

Quebrou a perna treinando. Muito improvável que vá disputar o AMA Supercross neste ano.

 

Matt Moss – Ombro

Deslocou o ombro e vai ficar seis semanas em recuperação, o que antecipa o fim da sua pré-temporada no AMA Supercross, já que ele deve voltar para a Austrália, para disputar o campeonato nacional de motocross.

 

Weston Peick – Pé            

Quebrou o pé após encaixar mal um triplo no Main Event em Phoenix. Mesmo assim terminou a corrida em quarto, seu melhor resultado na carreira até o momento. Colocou um parafuso para estabilizar o osso quebrado, mas não conseguiu correr em Anaheim 2. Também ficou fora de Oakland. Está sendo substituído por Phil Nicoletti na equipe AutoTrader.com/Toyota/Yamaha.

 

Broc Tickle – Costas

Cometeu o mesmo erro de Ken Roczen no Main Event em Oakland, no mesmo obstáculo. “Encavalou” o triplo e sofreu uma lesão nas costas, sendo obrigado a abandonar a corrida. Por precaução foi para o hospital, sendo liberado mais tarde. Broc e sua equipe decidiram não disputar Anaheim 3 neste sábado, para que ele volte 100% em San Diego.

Broc Tickle

 

Dean Wilson – Joelho e tornozelo

Em seu perfil no Intagram, o piloto da equipe oficial Red Bull KTM anunciou que torceu o joelho e o tornozelo treinando na pista de testes da KTM. Ele passou por uma cirurgia e, com isso, a sua primeira temporada completa na categoria 450 terminou de forma precoce. Não há previsão de retorno.

 

CATEGORIA 250

Matt Bisceglia – Concussão

Sofreu uma concussão em Phoenix, foi vetado em Anaheim 2 e em Oakland. Voltará neste sábado em Anaheim 3.

 

Adam Cianciarulo – Ombro

Vai perder toda a temporada 2015 do AMA Supercross por causa de uma lesão no ombro, sofrida no Supercross de Genebra na Suíça.

 

Darryn Durham – Pulso

Caiu na abertura em Anaheim e acabou torcendo o pulso. Correu em Phoenix, mas teve que passar por uma cirurgia posteriormente. Voltará na etapa de Houston.

 

Zach Osborne – Polegar

Fraturou o polegar na sua classificatória em Anaheim 1. Não conseguiu voltar em Oakland, mas planeja voltar neste sábado em Anaheim 3.

VEJA TAMBÉM:
Bastidores: Alex Salvini Campeão Mundial de Enduro 2013
Em 17/09/2013
Confira os bastidores da conquista do primeiro título do italiano na categoria E2 no GP da França em St. Flour
Enzo Lopes acelera na Califórnia e conquista pré-classificação para o Loretta Lynn’s 2016
Em 16/02/2016
Piloto está em ritmo intensivo de treinos na sua pré-temporada nos EUA, para onde embarcou em janeiro
Resultados: 5ª etapa Arena Cross
Em 07/12/2015
Com pontuação dobrada, Super Final disputada em Ilhabela (SP) definiu todos os campeões da temporada 2015
COMENTÁRIOS
Publicidade
211 Bikes MXGP Live
Copyright © 2013 CROSSCLUBE BRASIL. All rights reserved.