Mundial de Motocross: Ben Townley assina com a Suzuki para 2016
Em 11/11/2015
Neozelandês resolveu largar a aposentadoria e vai retornar as competições oficiais após dois anos e meio afastado

Ben Townley está de volta. O neozelandês resolveu largar a aposentadoria e assinou com a Suzuki World MXGP Team para a próxima temporada do Mundial de Motocross, conforme a própria equipe anunciou nesta terça-feira (10).

Townley, atualmente com 30 anos de idade, anunciou sua aposentadoria do motocross em tempo integral em março de 2013. O ex campeão mundial da MX2 e do AMA Supercross na categoria 250 costa Leste passou a disputar alguns eventos selecionados na Nova Zelândia e na Austrália, em 2014 e 2015.

“Esta decisão não veio fácil”, disse Townley, no anúncio oficial de sua aposentadoria, divulgado em abril de 2013. Há cinco anos tento terminar uma temporada completa, mas as lesões tem feito suas vítimas e infelizmente eu sou uma delas. Motocross tem sido a minha vida por 22 anos e eu adoro as corridas. No entanto, eu tenho uma esposa e dois belos jovens filhos para considerar”, completou na época.

Townley voltou ao cenário internacional das competições neste ano, competindo na final do Mundial de Motocross em Glen Helen (GP dos Estados Unidos) e representando a Nova Zelândia no Motocross das Nações em Ernée, na França.

O ex piloto Troy Lee Designs parecia revigorado no Motocross das Nações, quando largou em terceiro na primeira bateria e por um bom tempo andou na sombra do campeão mundial Romain Febvre. Townley conseguiu impressionantes 6º e 2º lugar nas duas baterias que disputou, mas em entrevista depois da corrida, ratificou que seu retorno as competições era improvável.

“Agora, aqui, estou bem, mas amanhã provavelmente vou acordar de ressaca e dolorido”, disse na ocasião. Mais do que qualquer coisa tenho uma família agora. Tenho prioridades diferentes”.

Entretanto, Townley mudou de ideia. “Eu me aposentei há dois anos e meio e não tinha intenção de retornar as corridas, mas o desejo de voltar reascendeu nos últimos seis meses e quando surgiu essa oportunidade de correr pela Suzuki e trabalhar com as pessoas de lá eu imediatamente sabia que era a oportunidade certa para ser campeão do mundo novamente”, disse ele, no comunicado da equipe.

“Juntar-me a Suzuki envolve muitos fatores pessoais, a equipe, o profissionalismo e, claro, a RMZ 450”, disse ele. “É tudo que eu preciso para ser competitivo. Estar com a Suzuki não deixa nenhuma dúvida. Na minha mente é a escolha certa.

Desde que se aposentou, Townley vinha trabalhando como treinador de pilotos e conselheiro da equipe HRC Honda. Ele espera se juntar a Suzuki, na Europa, no início de janeiro. “

“Não é totalmente confirmado ainda e nós estamos discutindo tempo agora, mas eu vou estar com eles no início de janeiro”, comentou Townley. “A temporada começa muito mais cedo do que quando eu corria os GPs antes, então vamos precisar ficar prontos. Comecei a treinar para o Motocross das Nações e parei mais”.

O chefe da equipe, Sylvain Geboers, acrescentou: "Nós conversamos muito com Ben e eu fiquei impressionado com a maneira como ele se juntar a equipe e realmente abrir sua mente quando se trata de trabalhar em conjunto e é por isso que eu acreditava que seria uma boa opção ajudá-lo com o seu retorno”.

“Claro que ele ficou longe dos GPs por dois anos e com a idade dele algumas pessoas dizem que é um ‘risco’, mas eu sei. como profissional, que ele ainda tem algumas possibilidades fortes. Ter Ben na equipe é uma combinação interessante e forte.”, concluiu.