Race Report: 4ª etapa AMA Supercross 2014
Por: Renato Dalzochio Jr
Em 26/01/2014
Ryan Villopoto e Jason Anderson venceram em Oakland e recuperaram a liderança em suas respectivas categorias

*Confira no final uma galeria com 46 fotos das corridas.

 

Pelo quarto sábado consecutivo a temporada 2014 do AMA Supercross presenteou os fãs com corridas intensas e emocionantes. Desta vez o palco das disputas foi o Oakland Coliseum, na cidade de Oakland, divisa com San Francisco, no norte da Califórnia. Ryan Villopoto se tornou o primeiro piloto na temporada a vencer duas corridas na categoria 450, enquanto Jason Anderson chegou a sua terceira vitória em quatro etapas na categoria 250 costa Oeste, mais uma vez de forma emocionante, agora ultrapassando o escocês Dean Wilson na última volta.

 

450

Na largada foi Vince Friese quem fez o holeshot e saiu na frente, seguido por Justin Brayton em segundo, Ryan Villopoto em terceiro e Chad Reed em quarto. Ainda na primeira volta Villopoto e Reed rapidamente despacharam Brayton e Friese e assumiram a primeira e a segunda posição respectivamente.

Largada 450

 

Após assumir a liderança Villopoto abriu vantagem e tomou uma distância segura de Reed. O ponto alto da corrida foi quando James Stewart, que havia feito uma largada intermediária, veio recuperando posições, para delírio do público. Quando Stewart ultrapassou Reed, Villopoto não tinha uma grande vantagem, apenas uma distância segura para garantir a liderança.

James Stewart

 

Depois de ser ultrapassado por Stewart, Reed chegou a ser pressionado por Ryan Dungey, mas o piloto da KTM não obteve êxito em suas tentativas de ultrapassar o australiano. Villopoto garantiu a sua segunda vitória em quatro etapas, enquanto Stewart finalizou em segundo e Reed completou o pódio na terceira posição. Dungey foi o quarto e Brayton completou o top 5.

Chad Reed

 

Com a vitória Villopoto também recuperou a liderança do campeonato, agora com 7 pontos de vantagem sobre Reed, que é o novo vice-líder. O alemão Ken Roczen (sexto colocado nesta corrida) e seu companheiro de equipe, Ryan Dungey, aparecem respectivamente na terceira e na quarta posição com 75 pontos cada um. Brayton fecha o top 5 com 71 pontos.

Ryan Villopoto

 

250 costa Oeste

Na largada Justin Hill fez o holeshot e pulou na frente, seguido pelo escocês Dean Wilson, seu companheiro de equipe, em segundo, e Jason Anderson em terceiro. Anderson se aproveitou de um erro de Wilson para assumir a vice-liderança antes de completar a primeira volta.

Largada 250

 

Na sequência ele chegou a encostar em Hill, mas o piloto da equipe Monster Energy/Pro Circuit/Kawasaki conseguiu abrir uma pequena vantagem. Somente entre a quinta e a sexta volta que o piloto da equipe Rockstar Energy Drink/KTM voltou a se aproximar de Hill. No início da sétima volta Anderson tentou ultrapassá-lo mas acabou levando o troco. Wilson se aproveitou do infortúnio de Anderson para assumir a segunda posição e antes de abrir a oitava volta despachou seu companheiro de equipe e assumiu a liderança. Nesta mesma volta Anderson ultrapassou Hill e assumiu a segunda posição.

Jason Anderson e Justin Hill

 

Wilson chegou a abrir quase 3 segundos de vantagem sobre Anderson e tudo indicava que o escocês conquistaria sua primeira vitória no campeonato, mas nas voltas finais Anderson se aproveitou dos retardatários e diminuiu um pouco a diferença. Na última volta Wilson ainda tinha uma pequena, porém, segura vantagem sobre Anderson. Entretanto, o escocês voltou a errar, no mesmo salto triplo em que havia errado no início da corrida. O erro custou caríssimo e a vitória caiu no colo de Anderson.

Dean Wilson e Jason Anderson

 

Wilson teve que se contentar com a segunda posição e Hill completou o pódio em terceiro. Cole Seely finalizou em quarto e Zach Osborne completou o top 5. O mais interessante é que as 3 vitórias de Anderson nas quatro etapas disputadas até agora foram conquistadas na última volta. Com a vitória ele também reassumiu a liderança do campeonato. Isso mesmo. No decorrer da semana a AMA informou que Anderson foi penalizado com a perda de 4 pontos na etapa de Anaheim II, por saltar em um trecho da pista onde estava sendo agitada a bandeira de atendimento médico. Ele chegou em Oakland na vice-liderança do campeonato, apenas um ponto atrás de Seely. Agora ele lidera novamente, com 6 pontos de vantagem sobre o piloto da equipe Lucas Oil/Troy Lee Designs/Honda. Wilson é o terceiro, Osborne o quarto e Cooper Webb fecha o top 5.

 

RESULTADOS

450

1. Ryan Villopoto – Kawasaki

2. James Stewart – Suzuki

3. Chad Reed – Kawasaki

4. Ryan Dungey – KTM

5. Justin Brayton – Yamaha

6. Ken Roczen – KTM

7. Justin Barcia – Honda

8. Wil Hahn – Honda

9. Jake Weimer – Kawasaki

10. Andrew Short – KTM

 

250 costa Oeste

1. Jason Anderson – KTM

2. Dean Wilson - Kawasaki

3. Justin Hill – Kawasaki

4. Cole Seely – Honda

5. Zach Osborne – Honda

6. Michael Leib – Honda

7. Jessy Nelson – Honda

8. Shane McElrath – Honda

9. Cooper Webb – Yamaha

10. Dean Ferris – KTM

 

CLASSIFICAÇÃO

450

1. Ryan Villopoto – 84 Pts (2 vitórias)

2. Chad Reed – 77 Pts (1 vitória)

3. Ken Roczen – 75 Pts (1 vitória)

4. Ryan Dungey – 75 Pts

5. Justin Brayton – 71 Pts

6. James Stewart – 66 Pts

7. Justin Barcia – 56 Pts

8. Andrew Short – 49 Pts

9. Wil Hahn – 43 Pts

10. Jacob Weimer – 37 Pts

 

250 costa Oeste

1. Jason Anderson – 93 Pts (3 vitórias)

2. Cole Seely – 87 Pts (1 vitória)

3. Dean Wilson – 72 Pts

4. Zach Osborne – 69 Pts

5. Cooper Webb – 65 Pts

6. Justin Hill – 64 Pts

7. Malcolm Stewart – 54 Pts

8. Jessy Nelson – 49 Pts

9. Shane McElrath – 42 Pts

10. Dean Ferris – 42 Pts

VEJA TAMBÉM:
BandSports e Fox Sports 2 transmitem ao vivo Mundial de Motocross em Trindade (GO)
Em 05/09/2014
Penúltima etapa do campeonato pode definir o campeão da principal categoria, a MXGP, na temporada 2014
Justin Bogle fora da abertura do AMA Supercross 2018
Em 05/01/2018
Autotrader / Yoshimura Suzuki não especificou o tipo da lesão, apesar dele ter sofrido uma concussão em outubro
Vídeo: Melhores Momentos primeiro dia Red Bull Romaniacs 2013
Em 04/07/2013
Confira os melhores momentos da primeira etapa, vencida pelo atual campeão, o britânico Graham Jarvis
COMENTÁRIOS
Publicidade
211 Bikes MXGP Live
Copyright © 2013 CROSSCLUBE BRASIL. All rights reserved.