Race Report: 5ª etapa AMA Supercross 2014
Por: Renato Dalzochio Jr
Em 02/02/2014
Chad Reed e Dean Wilson vencem em Anaheim III e colocam fogo na disputa pelo título das duas categorias

*Confira no final uma galeria com 51 fotos das corridas.

 

A Kawasaki dominou a quinta etapa do AMA Supercross 2014 na noite deste sábado, 01 de Fevereiro, com as vitórias de Chad Reed e Dean Wilson na terceira e última parada do campeonato no Angel Stadium em Anaheim. Para Reed, sua segunda vitória na categoria 450 veio após suportar a pressão do estreante Ken Roczen durante praticamente todo o Main Event. Já a vitória de Wilson na 250 costa Oeste veio depois que o até então líder da corrida, Cole Seely, errou e caiu nas voltas finais do Main Event. Apesar de ter começado 2014 como um dos maiores favoritos ao título, esta foi a primeira vitória de Wilson na temporada.

 

450

Na largada foi James Stewart quem fez o holeshot e saiu na frente, mas logo em seguida Ryan Villopoto abriu caminho para roubar a liderança. Chad Reed, Ken Roczen e Mike Alessi também ultrapassaram Stewart. A multidão enlouqueceu quando Reed ultrapassou Villopoto ainda na primeira volta.

Largada 450

 

Uma vez na liderança, Reed começou a se distanciar de Villopoto, que de repente se viu sob forte pressão de seu parceiro de treinos, Roczen. O alemão ultrapassou o atual número 1 da categoria na primeira sessão de costelas da pista, para em seguida concentrar suas atenções no líder.

Ryan Villopoto e Ken Roczen

 

Enquanto isso, no pelotão intermediário, Ryan Dungey pressionava James Stewart pela quarta posição. Não muito atrás, Justin Barcia era o sexto colocado. Lá na frente Roczen usou continuamente sua velocidade excepcional nas costelas para encostar em Reed e fazer uma séria oferta de disputa pela liderança a partir da volta 12. Villopoto manteve-se próximo dos dois e segui-os na terceira posição.

Chad Reed e Ken Roczen

 

Stewart caiu na volta 15 e despencou para o oitavo lugar, permitindo que Dungey, Barcia, Weston Peick, Justin Brayton e Andrew Short o deixassem para trás. Logo depois Dungey perdeu o controle nas costelas e caiu, tendo que abandonar a corrida com sua moto danificada.

À medida que as voltas finais se aproximavam, Reed pareceu ganhar força e fez uma corrida impecável a caminho de sua segunda vitória na temporada. Ele manteve a pressão de Roczen sob controle, com a diferença sempre variando entre 1, 2 e meio segundo, o que não permitiu que o alemão tentasse ultrapassar, mesmo nos momentos em que a aproximação foi mais perigosa. Villopoto parecia lento nos momentos finais e completou o pódio em terceiro. Barcia fez uma solitária corrida na quarta posição, enquanto Peick completou o top 5 à frente de Brayton (sexto) e Stewart (sétimo).

Chad Reed

 

Com estes resultados Villopoto segue na liderança do campeonato, mas a diferença que era de 7 pontos para Reed agora caiu para apenas 2 pontos. Roczen ocupa a terceira posição, cinco pontos atrás do australiano. Brayton é o quarto e Stewart fecha o top 5.

Pódio 450

 

250

Na largada foi Cole Seely quem fez o holeshot e pulou na liderança, seguido por Dean Wilson na segunda posição. O líder do campeonato, Jason Anderson, largou em nono, mas rapidamente começou a recuperar posições. Anderson assumiu o terceiro lugar com um movimento agressivo sobre Malcom Stewart na quarta volta, mas os dois acabaram colidindo após pegarem traçados diferentes na sessão de encaixes que vinha logo na sequência. Stewart voltou rapidamente em sétimo, enquanto Anderson demorou um pouco mais, retornando na décima primeira posição.

Largada 250

 

Lá na frente Seely fazia uma corrida impecável, estabelecendo uma vantagem de 3 segundos sobre Wilson. À medida que a corrida se encaminhava para o final, Wilson começou a pegar ritmo e marcar as voltas mais rápidas da prova, se aproximando de Seely. Tudo ficou mais fácil na volta 12, quando Seely perdeu a dianteira na curva após as costelas e foi ao chão.

Cole Seely

 

Wilson quase atropelou Seely, tendo que puxar sua moto para trás para passar e assumir a liderança. Seely ainda conseguiu voltar na vice-liderança. Wilson garantiu sua primeira vitória na temporada confortavelmente à frente de Seely, segundo colocado na prova. Cooper Webb completou o pódio na terceira posição. Justin Hill foi o quarto e Anderson, que levantou o público com sua incrível recuperação, completou o top 5.

Dean Wilson

 

Com estes resultados Anderson e Seely estão empatados na liderança do campeonato, com 109 pontos cada um. Anderson leva vantagem no critério do número de vitórias, 3 contra 1 uma de Seely. Wilson é o terceiro, Webb o quarto e Hill fecha o top 5.

Pódio 250

 

RESULTADOS

450

1. Chad Reed – Kawasaki

2. Ken Roczen – KTM

3. Ryan Villopoto – Kawasaki

4. Justin Barcia – Honda

5. Weston Peick – Suzuki

6. Justin Brayton - Yamaha

7. James Stewart – Suzuki

8. Jake Weimer – Kawasaki

9. Andrew Short – KTM

10. Ivan Tedesco – KTM

 

250 costa Oeste

1. Dean Wilson – Kawasaki

2. Cole Seely – Honda

3. Cooper Webb – Yamaha

4. Justin Hill – Kawasaki

5. Jason Anderson – KTM

6. Malcolm Stewart – Honda

7. Jake Canada – Honda

8. Shane McElrath – Honda

9. Jessy Nelson – Honda

10. Dakota Tedder – Kawasaki

 

CLASSIFICAÇÃO

450

1. Ryan Villopoto – 104 Pts (2 vitórias)

2. Chad Reed – 102 Pts (2 vitórias)

3. Ken Roczen – 97 Pts (1 vitória)

4. Justin Brayton – 86 Pts

5. James Stewart – 80 Pts

6. Ryan Dungey – 76 Pts

7. Justin Barcia – 74 Pts

8. Andrew Short – 61 Pts

9. Wil Hahn – 52 Pts

10. Jake Weimer – 50 Pts

 

250 costa Oeste

1. Jason Anderson – 109 Pts (3 vitórias)

2. Cole Seely – 109 Pts (1 vitória)

3. Dean Wilson – 97 Pts (1 vitória)

4. Cooper Webb – 85 Pts

5. Justin Hill – 82 Pts

6. Zach Osborne – 69 Pts

7. Malcolm Stewart – 69 Pts

8. Jessy Nelson – 61 Pts

9. Shane McElrath – 55 Pts

10. Dean Ferris – 52 Pts

VEJA TAMBÉM:
Paulo Stedile assume liderança no Campeonato Brasileiro de Cross Country
Em 18/11/2013
Piloto venceu penúltima etapa em Guarapuava (PR) no último domingo (17), conquistando pontos importantes
American Honda assina com Cole Seely
Em 26/08/2014
Piloto será o companheiro de equipe de Trey Canard na categoria 450 do AMA SX e MX nas próximas temporadas
Brasileiro de Motocross: categorias 65cc e Junior são canceladas na Bahia
Em 27/07/2013
Apenas as baterias das categorias MX1, MX2 e MX3 serão realizadas neste domingo em Lauro de Freitas
COMENTÁRIOS
Publicidade
211 Bikes MXGP Live
Copyright © 2013 CROSSCLUBE BRASIL. All rights reserved.