Treinador Virtual: preparação física
Por: Academia X-Gym
Em 30/10/2015
Descubra na prática como adquirir o condicionamento físico ideal no motocross, seja para os treinos ou para as corridas

*Por Vinicius Vicenzi.

 

Preparação física consiste em uma parte do sistema de treinamento que proporciona o desenvolvimento e o aperfeiçoamento, em um nível máximo para o desempenho na modalidade esportiva, sendo adequado para cada esporte por um educador físico.

O motocross, por exemplo, exige muito da musculatura do piloto, tanto no controle sobre a moto em alta velocidade, quanto ao vencer os obstáculos do percurso, exigindo-se assim, uma preparação física adequada para tanto.

Para isso seu treinamento deve ser intenso, com enfoque nos tipos de habilidades que são necessárias para dominar a moto, tais como força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, velocidade de movimentos e de reação, fazendo-se isto com programas de exercícios específicos.

 

Alguns dos exercícios que contemplam estas gamas de necessidades dos motociclistas são os treinamentos funcionais como corridas e musculação, entre outros que, além de estimularem essas capacidades, tonificam os músculos. Ademais, tais treinamentos fazem com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, trazendo também inúmeros benéficos para a saúde.

Um dos métodos mais utilizados é o treinamento intervalado que promove a melhora no condicionamento físico, aumento da capacidade cardíaca e pulmonar. O programa funciona intercalando exercícios aeróbicos com alta e baixa intensidade. O tempo dos intervalos depende muito do nível do atleta e, por conta disso, é importante o acompanhamento de um profissional da educação física para fazer a periodização dos exercícios propostos.

É de extrema importância treinar o que se quer melhorar na modalidade. É necessário trabalhar de forma específica, respeitando a individualidade do piloto, buscando estratégias de trabalho dentro e fora das pistas que se aproximem ao máximo das situações de prova, com o intuito de alcançar o objetivo desejado.

VEJA TAMBÉM:
Que moto Chad Reed está pilotando? Parte 2
Em 02/11/2013
Mistério sobre qual moto o australiano vai pilotar em 2014 acaba de ganhar um novo episódio no Instagram. Confira
Race Report: 2ª etapa Campeonato Catarinense de MX – Braço do Trombudo
Em 11/07/2013
Jhonatan Batista, Venício Voigt e Erivelto Nicoladelli foram os vencedores nas principais categorias. Saiba mais
Geico Honda assina com Christian Craig para a temporada 2016
Em 07/07/2015
Piloto vai seguir na equipe até o final da temporada 2015 e durante toda a temporada 2016, na categoria 250
COMENTÁRIOS
Publicidade
211 Bikes MXGP Live
Copyright © 2013 CROSSCLUBE BRASIL. All rights reserved.